Página inicial > Últimas Noticias > Polo de Referência em Construção Civil oferece cursos de capacitação profissional gratuitos no interior do estado do Pará

O projeto Polo de Referência em Construção Civil - Polo Construção, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) em decorrência do Convênio nº 006/2021 – Sectet, inicia suas atividades no ano de 2023 ofertando cursos gratuitos de capacitação profissional no interior do Pará.

Em Eldorado dos Carajás, foi ofertado entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2023 o curso de SketchUp + Vray, com 20 vagas para profissionais, técnico em edificações e estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, sendo homologados 18 inscritos. O curso foi ministrado pela instrutora Aline de Fatima Santana Calandrini e os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico, criando renderizações e animações arquitetônicas impressionantes, com imagens de alto nível e realistas.

WhatsApp Image 2023 03 06 at 084917WhatsApp Image 2023 03 06 at 084916

O município de Santana do Araguaia foi contemplado com o curso de Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento Urbano, ministrado pela profa. Renata Durans Pessoa de Souza, entre os dias 23 a 27 de janeiro de 2023, com a oferta de 20 vagas e a homologação de 16 inscritos. O curso foi voltado para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

No município de Almeirim, ocorreu entre os dias 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023 o curso de Leitura e Interpretação de Projetos, ministrado pela instrutora Luiza Gigliola Ribeiro Montalvão, foram ofertadas 40 vagas e homologados 39 inscritos. O curso teve como principal objetivo proporcionar aos participantes habilidades para lerem e interpretarem plantas, croquis, normas e representações gráficas de projetos arquitetônicos, fazendo com que compreendessem as informações contidas neles, a importância de cada desenho e de cada elemento representado, através disso, segundo a instrutora, conseguiram gerar um 3D de qualidade e facilitar na fase construtiva.WhatsApp Image 2023 03 06 at 085219WhatsApp Image 2023 03 06 at 085219 1

Além da parte teórica do curso, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita na reforma e ampliação do Hospital Municipal de Almeirim e acompanhar o andamento da obra. Os estudantes se mostraram entusiasmados com essa parte prática do curso e agradeceram a professora pela atenção que teve com a turma, dando a oportunidade da vivência na prática da atuação do engenheiro civil. Para Françohelen Cristina de Lima Pereira, “visitas como essas nos aproximam do cotidiano de vocês, que brevemente será o nosso também!”

WhatsApp Image 2023 03 06 at 085400WhatsApp Image 2023 03 06 at 085400

O objetivo da visita foi mostrar na prática a importância do curso. Segundo Luiza Gigliola, “a visita foi algo fundamental, onde os alunos puderam esclarecer dúvidas que iam além do curso. Gostaríamos de agradecer ao engenheiro da empresa André Rosa que foi muito paciente e atencioso conosco”. A instrutora ressalta ainda que esses cursos ofertados pelo Polo Construção são muito importantes para a comunidade em geral e para a complementação do curso de Engenharia Civil que estão fazendo pelo Forma Pará, uma oportunidade que nem todos os alunos possuem na graduação, sendo grata pela oportunidade de vivenciar esses momentos importantes para o crescimento acadêmico/profissional dos alunos da Unifesspa.