Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

0
0
0
s2sdefault

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)com sede e foro no município de Marabá (PA) e natureza jurídica de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada no dia 6 de junho de 2013, com a vigência da Lei Federal n.º 12.824, de 5 de junho de 2013, a partir da estrutura da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como base o desmembramento do Campus de Marabá da UFPA, o qual já contava com maturidade acadêmica para recepcionar a nova instituição de ensino superior.

Na concepção inicial, a Unifesspa já nasceu como universidade multicampi, sendo constituída pelo Campus de Marabá (sede) e os Campi de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Entretanto, a área de abrangência da Unifesspa vai além dos municípios citados, envolvendo os 39 municípios da mesorregião do Sudeste paraense, além de potencial impacto no Norte do Tocantins, Sul do Maranhão e Norte do Mato Grosso.

O objetivo da criação da Unifesspa é possibilitar aos estudantes da região acesso à educação superior pública de qualidade, sem imperativo deslocamento para grandes centros, ensejando a fixação de profissionais qualificados, em cumprimento à função social das universidades públicas, especialmente na Amazônia.

Em Santana do Araguaia, a UNIFESSPA foi instalada em agosto de 2014, ofertando o curso de Licenciatura em Matemática já em setembro do mesmo ano. O Campus ainda não possui prédio próprio funcionando em espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Santana do Araguaia. Atualmente, existem 4 turmas do curso de Matemática, sendo 2 no período diurno e 2 no noturno. A perspectiva é que seja liberado o curso de Engenharia Civil estimulando o progresso e a permanência do polo na região.

 

 

Fim do conteúdo da página