CARREFOUR O edital teve por objetivo selecionar cursos de graduação e programas de pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e/ou privadas, com a oferta de bolsas de Estudo e Permanência, visando à ampliação e ao ingresso de pessoas negras em programas de graduação e pós-graduação no Brasil.

O Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA incentivou os coordenadores dos cursos a concorrerem e prestou todo apoio necessário àqueles que manifestaram interesse em participar do edital, para fortalecer o ensino, pesquisa, o empreendedorismo e a inovação no Instituto.

O resultado foi divulgado no dia 31 de janeiro de 2023 e está disponível  AQUI. Entre as instituições públicas de ensino superior contempladas com as bolsas no estado do Pará estão a Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, com 2 bolsas distribuídas em 2 cursos de pós-graduações, e o IEA/Unifesspa que foi contemplado com 8 bolsas distribuídas em 4 cursos de graduação e 2 curso de pós-graduação, conforme distribuição abaixo:

CURSO

BOLSAS CONCEDIDAS

Engenharia Civil (Forma Pará)

Arquitetura e Urbanismo

2

Engenharia Civil (Forma Pará)

1

Engenharia Civil

1

Curso de pós-graduação Lato Sensu: Tecnologias Digitais aplicadas ao ensino

de Ciências e Matemática-TECMat

2

Ao todo foram custeadas pelo Grupo Carrefour mais de 800 bolsas de estudos, um investimento de R$ 68 milhões em bolsas de permanência que variam de R$ 1.000,00/mês a R$ 5.000,00/mês (valores brutos, sujeitos à deduções de eventuais impostos devidos), com recursos oriundos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado em junho de 2021, entre o Grupo Carrefour e as Instituições Públicas Compromitentes.

As 8 bolsas (R$ 1.000,00/mês) beneficiarão estudantes negras e negros do IEA/Unifesspa dos cursos de graduação em Engenharia Civil, Engenharia Civil (Forma Pará), Arquitetura e Urbanismo e da pós-graduação TECMat, estimulando e valorizando a participação das pessoas negras nos cursos de graduação e pós-graduação da Unifesspa, em áreas do conhecimento historicamente com baixa representatividade da população negra.

DOCUMENTOS:

EDITAL 04-2023 IEA UNIFESSPA. Seleção de discentes negras/os de graduação para concessão de bolsas de estudo e permanência concedida pelo edital 2022 do Grupo Carrefour