Página inicial > Últimas Noticias > Polo de Referência em Construção Civil completa seu primeiro ano e se prepara para os novos desafios no ano 2023

O final de ano chegou e com ele o Polo Construção encerra um ciclo de muitas atividades. Tudo começou com a assinatura do Convênio nº 006/2021 por meio da parceria entre a Unifesspa com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e com a interveniência da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), que foi assinado no dia 07 de dezembro de 2021.

O projeto visa melhorar a formação das Turmas do Forma Pará em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, contribuir com a capacitação de profissionais no setor da construção civil e reduzir o déficit em pesquisa e extensão voltada para a realidade do interior do Estado do Pará.

Os cursos de capacitação profissional foram ofertados de forma gratuita e presencial, em cidades do interior do Pará. Ao todo foram concluídos no ano de 2022 quinze cursos de capacitação nos municípios de Almeirim, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Marabá, Redenção, Rio Maria e Santana do Araguaia, com a oferta de 364 vagas e a certificação de 218 estudantes. Para o ano de 2023, já estão abertas as inscrições para onze cursos, ofertados nos diferentes níveis de formação e nas diversas áreas dentro do universo da construção civil. Dessa forma, o Polo Construção vem capacitando a população em geral, associado a ações extensionistas que visam a diminuição das desigualdades e a melhoria da qualidade de vida. A relação com todos os cursos está disponível AQUI

POLO CERTIFICADO

Foram selecionados sete pesquisadores e extensionistas, pelo edital nº 09/2021- IEA/UNIFESSPA, que produziram conhecimentos científicos em Arquitetura e Urbanismo e em Engenharia, adaptados ao contexto do Sudeste do Pará, e responsáveis pela ampliação de parcerias entre a Unifesspa e a sociedade civil organizada da região, em prol do desenvolvimento sustentável e da produção científica, entre outras ações que visaram desenvolver propostas inovadoras no campo científico e de ações extensionistas.

No ano de 2022, houve a seleção de bolsistas de iniciação científica pelo edital nº 15/2022-IEA/UNIFESSPA. Para Victória Soares Milhomem, bolsista de iniciação científica, “Participar de um projeto de pesquisa sempre esteve dentro dos meus objetivos durante a graduação e a oportunidade de atuar como bolsista do Polo Construção foi um incentivo em seguir na área da pesquisa. A partir de uma pesquisa bibliográfica detalhada consegui potencializar conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, além de abrir caminhos e o amadurecimento sobre as diferentes áreas a seguir no mercado de trabalho, gerando uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional durante este ano”.

Ao todo participaram oito bolsistas, entre os meses de abril a novembro de 2022, que auxiliaram na produção de conhecimento científico e apoiaram o Polo Construção no desenvolvimento de ações extensionistas voltadas para diminuição das desigualdades, melhoria da qualidade de vida e do ambiente construído, proporcionando uma formação cidadã, que estimula a criatividade e a capacidade inovadora desses bolsistas.

Tarciso Binoti Simas, coordenador geral, relembra que “o Polo Construção iniciou em dezembro de 2021 e permitiu, neste ano 2022, construir, de fato, muitos avanços. O projeto da Carreta da Construção Civil foi entregue à Fadesp para contratação. Foram realizados diferentes projetos de pesquisa e de extensão que investigam importantes lacunas do conhecimento regional e beneficiam diretamente às comunidades universitária e local. Além disso, foi muito gratificante assinar todos certificados de curso de capacitação que têm beneficiado os profissionais e estudantes do nosso setor em diversas cidades paraenses. Para 2023, desejamos mais e mais progressos nas novas frentes e nos novos desafios”.

O coordenador de extensão prof. Carlos Maviael de Carvalho deseja “um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo de 2023 para todos os alunos, pesquisadores e colaboradores do polo de referência em construção civil, o projeto de pesquisa e capacitação oportunizam os acadêmicos e a comunidade a preparação profissional para o mercado de trabalho. Que no próximo ano o projeto possa ainda mais subsidiar a criação de políticas públicas e que alcancem um maior número possível de capacitados.  A nossa missão sem dúvida é, a produção de conhecimento, que envolvem os diferentes setores da construção civil, são arranjos de sucesso na inclusão produtiva de mais pessoas capacitadas. Que seja um 2023 de muitas capacitações nas cidades parceiras do polo”.

Dessa forma, chega ao fim um ano de colaboração, desafios, sucessos e aprendizados. O Polo Construção agradece a todos que colaboraram direta e indiretamente para o desenvolvimento das ações que foram executadas em 2022. Este foi um ano de grandes realizações e por isso desejamos que essas ações sejam como sementes plantadas que serão colhidas a curto, médio e longo prazo.

POLO