Página inicial > Últimas Noticias > Abertura do III Conara destaca o papel das Universidades, as ações e desafios durante e pós-pandemia

1638469077438 Desqtaqui 2Com a temática "O papel das Universidades em um novo tempo: reflexões, ações e desafios durante e pós-pandemia", teve início na noite da segunda-feira (29/11) a abertura da  terceira edição do Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada – Conara através da plataforma do Youtube do IEA/Unifesspa.

O evento contou com a participação do prof. Francisco Ribeiro, Reitor da Unifesspa;  prof. Carlos Maviael, Diretor-Geral do IEA; prof. Tarciso Binoti Simas, Diretor-Adjunto do IEA; profa. Cecília Orellana Castro representante da  Faculdade de Ciências Exata – Matemática; profa. Andréa Nazaré Barata de Araújo representante da  Faculdade de Ciência Social Aplicada – Arquitetura e Urbanismo;  Samuel da Silva Sousa, técnico  administrativo em educação – TAE; Andresa Ayara Torres e Silva,  acadêmica do curso de Engenharia Civil, além da comunidade acadêmica do IEA e de congressistas de diversas partes do Brasil.

O momento foi de alegria, agradecimento e satisfação por parte do coordenador do evento,  Tarciso Simas  e demais participantes  da mesa de honra. “Agradeço ao nosso  pequeno grande time que juntos construimos um trabalho que resultou nesse congresso, que desde seu nascimento tem o propósito de ser totalmente  gratuito, indo na contramão de muitos que são caros. Desde 2020 a gente tem feito o evento totalmente online possibilitando a participação de pessoas até do exterior. Crescemos, realizamos parceria com a revista  The Journal of Engineering and Exact Sciences  e a Revista Diálogos e Perspectivas em Educação – ReDiP.”

Carlos Maviael, aproveitou o momento para agradecer o empenho de todos os envolvidos na programação e que trabalham arduamente para consolidar a cada dia o Instituto de Engenharia do Araguaia ”Hoje eu agradeço a todas as pessoas que colaboraram com o congresso e que ajudam a divulgar  as pesquisas do IEA, em especial ao nosso corpo docente que a cada dia se esforça para buscar mais ferramentas  que auxiliem no processo de formação.”

A importância do evento na formação acadêmica foi destaque na fala da discente Andresa Torres e do TAE Samuel Sousa.

“O Conara traz para nós discentes, a oportunidade de adquirirmos conhecimento por meio de palestras e minicursos com excelentes profissionais, de uma forma acessível e gratuita.  Um congresso que dá a oportunidade de ingressarmos no meio científico com qualidade, através de publicações. Foi através do Conara que tive a oportunidade de publicar um artigo em uma revista de renome. Portanto, esse evento é sem dúvida de grande importância para nós discentes”, disse Andresa.

“É notória a importância do Conara para a comunidade acadêmica e o município de Santana do Araguaia, visto que possibilita a troca de conhecimentos, informações e experiências que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, além disso, proporciona também o intercambio da Universidade com os estudantes do ensino básico, afirmou Samuel Sousa."

Andréia barata, além de demostrar a felicidade em participar do evento deixou em seu discurso o anseio pelo retorno das atividades presencias “É muito gratificante participar da terceira edição do Conara, um congresso gratuito e que tem a qualidade da Unifesspa em sua equipe organizadora. É um momento oportuno de interação. Eu gostaria de agradecer aos alunos pelo empenho e dedicação. Que possamos no próximo congresso estarmos juntos para nos confraternizamos como nós merecemos!”

Ao proferir sua fala, Cecilia Orellana chamou atenção para o desafio dos discentes e docentes no cenário pandêmico.   “Segundo o último Censo da Educação Superior brasileira, 75% dos estudantes estão matriculados em curso presencial, isto é, aproximadamente 64 milhões de estudantes foram desafiados a provar a sua persistência e foco para conseguir um curso superior. E essa realidade não diferiu para nós professores e técnicos, pois estamos tentando oferecer uma formação de qualidade, tivemos que aprender a usar tecnologias, embora tenhamos muito que aprender estamos agindo.”

Na ocasião, o reitor relembrou os principais impactos da pandemia para o ensino e as ações que a Universidade realizou com a finalidade de minimizar os efeitos negativos “Os impactos da pandemia foram principalmente no ambiente tecnológico como a falta de acesso à internet e de computadores. Nesse contexto a intervenção da Universidade foi fundamental através de auxílios como a entrega de chips e empréstimos de chromebooks para os discentes.  Nós tivemos que nos adaptar e rever os conceitos, fomos forçados a tomar decisões diárias, as atividades presenciais foram suspensas e agora estamos em torno do debate sobre as readaptações. Temos que repensar as estruturas pedagógicas dos nossos cursos para podermos nos readequar a este novo cenário. Precisamos avançar na questão do ensino superior, do ensino remoto e discutir isso de uma forma bem mais organizada”.

Na oportunidade foram realizadas duas palestras, a primeira com o tema “O (des)construir do nosso modo de habitar: uma tarefa urgente” ministrada pela profa. Dra.Iazana Guizzo – UFRJ e a segunda abordou “Pluralidade tangível:  arte e educação em seus possíveis diálogos” ministrada pela profa. Dra. Doralice Duque Sobral Filha – UFRJ.

A programação segue até o dia 03 culminando com a premiação dos trabalhos da I Moctec e encerramento do Conara, às 16 h.