Página inicial > Últimas Noticias > I EPEPE: Solenidade de abertura do evento é sucesso no IEA

I EPEPE: Solenidade de abertura do evento é sucesso no IEA

epepe1Na  noite da última quarta-feira, 15 de setembro de 2021, a comunidade acadêmica do  Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA/Unifesspa) direcionou  a atenção para prestigiar a solenidade de abertura do I Encontro de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão (I EPEPE) do IEA.

Com a temática “Desafios e  Transformações da  Educação em Tempos de Pandemia” o evento objetiva discutir a temática e  apresenta as atividades realizadas no âmbito dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no instituto, a partir da chancela da Congregação ou por meio de outras atividades desenvolvidas, em parceria com outras instituições.

A  mesa de abertura foi composta pelo Diretor Geral do IEA, prof. Dr. Carlos Maviael de Carvalho, da Vice-Reitora, prof.ª Lucélia Cavalcante e do Diretor de Ensino, prof. Dr. Denilson Costa que saudaram os participantes, e parabenizaram pela iniciativa do instituto em realizar o encontro.

O prof. Dr. Carlos Maviael enfatizou a importância do evento  “o evento constitui  o momento de todos conhecerem as pesquisas, as ferramentas de ensino, os projetos de extensão desenvolvidos e vinculados ao instituto, assim como instigar a participação de maior número de estudantes as atividades universitárias”.

Para a Vice- Reitora, “a realização deste evento por iniciativa do próprio instituto merece parabéns. Um encontro como esse reafirma  os pilares constitutivos do ensino de graduação, da educação superior que é a articulação da pesquisa, do ensino e da extensão, isso é constitucional. Este evento é importante para dá visibilidade e contribuir com  a qualidade na formação acadêmica no âmbito do ensino, de apresentar projetos e ações de apoio ao ensino, associação de experiências de monitoria, de laboratórios e, ao mesmo tempo, unir  a este diálogo as pesquisas institucionalizadas, os projetos de pesquisa que constituem uma das dimensões para dá mais qualidade na formação, e é claro a extensão que é o oxigênio de formação," declarou professora Lucélia Cavalvante.

O prof. Denilson ressaltou a importância da extensão Universitária “é a extensão que conecta a universidade a comunidade, é através dela que nos apresentamos a sociedade, que produzimos conhecimento e desenvolvemos a região”.

Na oportunidade foi realizada a mesa redonda com a temática: Pesquisa e Extensão: desafios enfrentados por docentes e discentes , com a mediação da prof.ª Suanne Honorina Martins dos Santos, com a participação do Prof. Dr. Manoel José Mangabeira Pereira Filho,da Universidade Federal do Pará – campus Tucuruí, do prof. Dr. Reinaldo Feio Lima e da discente Joanne Leal Almeida Silva do curso de Arquitetura e Urbanismo.

O momento foi de bate papo, descontração, troca de experiências e de relatos dos desafios enfrentados e superados no período de pandemia no que tange ao campo da pesquisa acadêmica, assim  como, os novos aprendizados que a pandemia impôs, como o uso de novas ferramentas digitais e a possibilidade de participar de eventos em tempo real a quilômentros de distância.

O evento, segue até o dia 17 com as apresentações dos trabalhos, no formato online através da plataforma Google meet. Para acompanhar as apresentações, acesse o cronograma aqui!