Página inicial > Últimas Noticias > Unifesspa renova parceria com Governo do Estado para ampliação do acesso ao ensino superior no Pará

Assinatura Forma Pará 2021Por Carol Menezes (SECOM), com informações da Ascom Unifesspa.

Levar o ensino superior a todo o Estado é a função do Programa Forma Pará, cuja chamada 2021, ofertando quase duas mil novas vagas, foi lançada oficialmente na tarde desta terça-feira (29), em programação no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém. Este ano, o programa se expande para mais 33 cidades, com a inclusão de comunidades indígenas do município de Parauapebas, na região Sudeste, que também terão acesso ao ensino superior público. O vestibular para os selecionados da jornada de 2020 ocorre no próximo domingo (4).

O governador Helder Barbalho participou do lançamento e anunciou que o programa de governo, que visa reduzir o déficit de acesso à formação superior principalmente entre os jovens, promovendo o aumento de cursos ofertados por instituições públicas, tem investimento de quase R$ 30 milhões em recursos próprios. Com mais esta chamada, o “Forma Pará”, criado em 2019, torna-se presente em 54 dos 144 municípios paraenses, com a meta de ofertar de cerca de 4 mil vagas até o final de 2022. Os inscritos podem escolher opções de cursos de graduação em áreas de licenciatura, bacharelado e tecnológico.

Executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com instituições de ensino, entre elas a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), prefeituras e organizações sociais, o “Forma Pará” quer chegar à marca de 5 mil vagas ofertadas até o final do próximo ano.

"Este é um projeto ambicioso e virtuoso, de algumas certezas em comum: de que a educação é a estrada mais garantida para fazer sonhos florescerem, de que só o conhecimento nos retira das trevas da ignorância e nos lança às luzes do saber. Retira da desigualdade, da injustiça e da pobreza, e nos joga em horizontes de oportunidades. Convivemos com extremas desigualdades históricas, e este governo se propõe, desde o primeiro dia, a amenizá-las, e onde é possível, removê-las definitivamente", afirmou o titular da Sectet, Carlos Maneschy.

Para Francisco Ribeiro, reitor da Unifsspa, o Forma Pará propicia, além do impacto direto na sociedade, o Forma Pará mostra-se com potencial para expandir a própria universidade. “Esse é um passo importante na aplicação de políticas públicas educacionais que visa contribuir com o aumento do IDH nos municípios parceiros. Damos a nossa contribuição dialogando com a esfera estadual e marcamos a nossa presença nas pessoas e nos lugares”, conclui Ribeiro.

Estão previstos para ser ofertados pela Unifesspa nesta nova etapa do Forma Pará os cursos: Zootecnia (40 vagas), em Piçarra; Medicina Veterinária (40 vagas), em Tucumã; Engenharia Civil (50 vagas), em Rio Maria; Engenharia Mecânica (50 vagas), em Tailândia; Direito da Terra (50 vagas), em Itupiranga; Licenciatura Plena em Educação do Campo (50 vagas), em Bom Jesus do Tocantins (Terra Indígena Mãe Maria); Geologia (50 vagas), em Ourilândia; Matemática (50 vagas), em Santa Maria das Barreiras; Matemática (50 vagas), em Abel Figueiredo; e Engenharia Civil (50 vagas), em Eldorado do Carajás.