Seleção de Bolsistas para Projeto de Extensão “Laboratório de Ensino de Matemática Inclusiva”
O Projeto de extensão “Laboratório de Ensino de Matemática Inclusiva”, sob coordenação da Prof. Dr. Reinaldo Feio Lima, está com inscrições abertas entre os dias 02/03 a 05/03, para seleção de 1 discente remunerado (R$ 400,00/mês) e 2 voluntários, por 10 meses.
As vagas são direcionadas aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) que estejam cursando a partir do 2º semestre e penúltimo período letivo. As inscrições serão realizadas através do envio do currículo lattes e histórico acadêmico para o e-mail reinaldo.lima@unifesspa.edu.br
Requisitos:
I. Ser aluno do curso de Licenciatura em Matemática do IEA;
II. Estar cursado a partir do 2º semestre e o penultimo período letivo; e
III. Não ter vínculo empregatício e dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do projeto.
Objetivos do projeto:
- Orientar e auxiliar bolsistas e futuros professores de Matemática do IEA, na elaboração de materiais didáticos acessíveis para estudantes público-alvo da Educação Especial.
- Investigar quais conteúdos matemáticos podem ser mais adequadas ao ensino a partir dos materiais construídos;
- Desenvolver e difundir atividades no Laboratório de Ensino de Matemática Inclusiva nos quais os alunos aprendam matemática fazendo-a e usando os materiais acessíveis;
- Compreender o LEMI como um espaço de ensino e de aprendizagem da matemática;
- Conhecer o Laboratório de Ensino de Matemática Inclusivo – LEMI e as suas contribuições didático-pedagógicas para o ensino da Matemática no IEA e nas escolas municipais e estaduais de Santana do Araguaia.
Sobre o projeto:
Pretende-se, com a realização deste projeto, dar uma contribuição a educadores e professores de matemática na perspectiva inclusiva. Uma alternativa para se ensinar matemática para estudantes público-alvo da Educação Especial, fazendo uso do Laboratório de Ensino de Matemática Inclusiva (LEMI). Caracterizando-o como um ambiente de recursos pedagógicos que permitam aos professores elaborar e estruturar procedimentos metodológicos úteis, capazes de tornarem a prática docente eficaz na compreensão dos princípios básicos matemáticos para todos os estudantes regulamentes matriculados, que envolvem o ensino e a aprendizagem.
Cronograma
Data |
Atividade |
Local |
02/03 a 03/03/2021 |
Inscrições |
|
05/03/2021 |
Entrevista online |
Goolge meet (link a ser encaminhado) |
08/03/2021 |
Resultado |
Página do IEA |
Redes Sociais