Página inicial > Últimas Noticias > Projeto de pesquisa “Uso de Sensoriamento Remoto na Análise de Sedimentos em Suspensão do Rio Araguaia” abre inscrições para bolsista no IEA

WhatsApp-Image-2020-09-25-at-18.44.36O Projeto de pesquisa “Uso de Sensoriamento Remoto na Análise de Sedimentos em Suspensão do Rio Araguaia”, sob coordenação da Prof. Me. Leonardo Barbosa está com inscrições abertas entre os dias 30/09 a 02/10, para seleção de 1 discente remunerado (R$ 400,00/mês) e 1 voluntário.

Os discentes selecionados irão por meio de Sensoriamento Remoto analisar, quantificar e mapear os sedimentos em suspensão do rio Araguaia utilziando o sensor OLI do satélite Landsat 8. As vagas são direcionadas aos acadêmicos do curso de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) que estejam cursando a partir do 1º período letivo.

As inscrições serão realizadas através do envio da Ficha de Inscrição e do Histórico Escolar para o email leonardo.carlos@unifesspa.edu.br.

Requisitos:

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unifesspa;
  • Preferencialmente possuir computador;
  • Não ter vínculo empregatício e dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades acadêmicas e de Pesquisa.

Sobre o projeto:

Os melhores comprimentos de onda para discriminar terra de água pura são o infravermelho próximo e o infravermelho médio (740 – 2500 nm). Nessas regiões do espectro eletromagnético, os corpos d’água aparecem muito escuro, mesmo pretos, porque eles absorvem praticamente todo o fluxo radiante incidente, especialmente quando a água é profunda e pura ou sem a presença de sedimentos em suspensão ou matéria orgânica. De forma oposta, as coberturas da terra, tipicamente compostas por vegetação, refletem quantidades significativas de energia no infravermelho próximo e médio. Consequentemente essas coberturas aparecem relativamente claras nas imagens obtidas nessas bandas. O uso do sensoriamento remoto, especialmente nos comprimentos de onda do infravermelho próximo (IVP) e micro-ondas, tem sido utilizado no mapeamento da extensão de corpos d’água e da superfície devido à alta absorção do IVP e à reflectância das microondas pela água. Com esta pesquisa, será possível identificar as principais causas e tipos dos sedimentos em suspensão do Rio Araguaia no trecho próximo ao múnicípio de Santana do Araguaia afim de correlacionar os resultados com características e atividades regionais.

Atividade

30/09 a 02/10/2020

Via e-mail (leonardo.carlos@uNifesspa.edu.br)

05/10/2020