Página inicial > Últimas Noticias > Professores do IEA em parceria com professores do IFMT lançaram e-book na 4ª Mostra de trabalhos dos cursos de especialização do IFMT Campus Confresa

destaque-No sábado 05/09/2020, durante a abertura da 4ª Mostra de trabalhos dos cursos de especialização do Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT Campus Confresa aconteceu o lançamento do e-book “Educação em Ciências e Matemática: Múltiplos olhares e vivências”.

O trabalho é fruto da parceria entre os docentes do IFMT, Dr. Marcelo Franco Leão, Dra. Ana Claudia Tasinaffo Alves, Dr. Pedro Martins Sousa, Dr. Edimarcio Francisco da Rocha, Dra. Adriane Barth; do Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Unifesspa (IEA/UNIFESSPA) os docentes: Dra. Cecilia Orellana Castro, Dra. Cristiane Johann Evangelista, Dr. Dilson Henrique Ramos Evangelista, Dr. Manolo Rodriguez Heredia, Dra. Maria Elizabete Rambo Kochhann, Dr. Reinaldo Feio Lima e discentes de ambas as instituições.

CapturarO professor Dr. Marcelo Franco Leão, um dos autores relatou sobre o processo de elaboração do e-book e do conteúdo abordado “Essa publicação surgiu após o grupo de doutores ter submetido, ainda em 2019, uma Proposta de Curso Novo (APCN), para ofertar em Associação Ampla (IFMT/Unifesspa) um Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Como a Capes veio negar a proposta, justificando a pouca experiência dos docentes em orientações e na produção técnica, surgiu à elaboração desse e-book, que reúne, em seus capítulos, as pesquisas desenvolvidas por acadêmicos das instituições, as quais foram orientadas pelos docentes da proposta. Os textos abordam aspectos que envolvem o Ensino de Ciências e Matemática na região antigamente conhecida como o "Vale dos esquecidos". Ou seja, esse e-book mostra que é possível desenvolver pesquisas e formação de professores nessa região, mesmo distante dos grandes centros formadores. Também reforça o papel de protagonistas dessas duas Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento regional, o que perpassa pela educação”.

Na oportunidade, o professor Dr. Reinaldo Feio Lima que também é um dos autores do e-book falou da importância das pesquisas desenvolvidas e da continuidade das mesmas para consolidação dos estudos na área da matemática, “Embora, já tenhamos avançado na consolidação do campo de estudo da Educação em Ciências e Matemática, ressaltamos que temos um caminho árduo na busca por alternativas metodológicas que provoquem a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem e na prática formativa de professores que ensinam Matemática. Neste sentido, convidamos leitores e leitoras a refletirem sobre os textos que compõem o livro “Educação em Ciências e Matemática: múltiplos olhares e vivências”, que reafirma a parceria entre docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Confresa e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Campus de Santana do Araguaia”.

Acesse o E-book: Educação em Ciências e Matemática: Múltiplos olhares e vivências.