Página inicial > Últimas Noticias > Projeto de extensão do IEA fabrica um protótipo de dispersor de álcool e procura parceiros para ajudar na execução das atividades

matriaÉ divulgado e comprovado cientificamente que lavar as mãos com água e sabão previne o contágio do novo coronavírus. Porém, quando há ausência de pontos de água de fácil acesso, recomenda-se realizar a higienização das mãos com álcool em gel 70%. Os estabelecimentos comerciais, em sua maioria, optam por distribuir álcool em gel para seus clientes antes de adentrarem em estabelecimentos comerciais, conforme orientações da OMS.

Sendo assim, o Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEA-Unifesspa) está desenvolvendo o projeto de extensão intitulado “Dispersores de Álcool para Município de Santana do Araguaia-PA” sob a coordenação da professora Karoline Borges e com a colaboração de servidores do IEA-Unifesspa e de alunos do curso de engenharia civil.

O projeto possui como objetivo a construção de totens de álcool 70 % para estabelecimentos em Santana do Araguaia, auxiliando assim na minimização do contágio do novo coronavírus no município, que atualmente conta com 262 casos confirmados, 428 casos suspeitos e 5 óbitos, conforme Boletim Epidemiológico da Secretária Municipal de Saúde, emitido em 22/07/2020.

A professora Karoline Borges falou que a iniciativa se deu devido ao crescente aumento de casos confirmados no município e da ausência, na maioria dos estabelecimentos, de dispositivos dispersores de álcool acionados pelos pés, que evitam que os clientes entre em contato com as mãos no frasco de álcool disponibilizado pelos comerciais.

A docente relata que o projeto finalizou a primeira etapa que consistia em desenvolver um protótipo do totem de álcool de baixo custo e pode ser abastecido com álcool líquido ou em gel, ambos 70%. Atualmente, a equipe está na segunda fase que consiste em buscar parceiros para financiar os materiais necessários para a confecção de 50 dispositivos.

A pesquisadora afirma que esse projeto tem como meta “a fabricação dos dispersores de álcool a serem distribuídos em estabelecimentos comerciais do município em questão, que ainda não possuem esse dispositivo de higienização durante o período da pandemia.” E complementa que o projeto pretende “auxiliar com materiais informativos sobre a importância de a população utilizar o totem de álcool antes de adentrarem o estabelecimento.”

Vale ressaltar que as entidades públicas ou privadas que possuírem interessem em participar desse projeto podem entrar em contato com IEA-Unifesspa para estabelecer parceria e terem a sua logomarca publicada nas placas de instruções de uso do totem de álcool.

Acessem o vídeo   e veja todas as informações sobre o protótipo do dispersor de álcool.