Página inicial > Últimas Noticias > Projeto de pesquisa no IEA elabora Cartilha informativa sobre gerenciamento de resíduos sólidos em tempos de pandemia do COVID-19

capa-livroDe acordo com o último boletim informativo divulgado pela secretaria de Saúde na tarde desta terça-feira (21), o município apresentou 247 casos confirmados, 402 casos suspeitos, 630 casos descartados, 121 casos recuperados e 5 óbitos.

E o instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEA/ Unifesspa) em meio ao cenário atual de enfretamento do novo Coronavírus COVID-19 se mobiliza para sensibilizar a população do município de Santana do Araguaia – PA quanto aos cuidados que os cidadãos devem ter durante o gerenciamento dos resíduos Sólidos domiciliares para evitar a contaminação e propagação do vírus.

A sensibilização está acontecendo por meio da divulgação de cartilha informativa em redes socias e aplicativo de mensagem. O material foi elaborado por discentes do curso de Engenharia civil e servidores do IEA que participam do projeto de pesquisa intitulado “ Política Pública de Saneamento Básico em Santana do Araguaia-Diagnósticos, metas e dificuldades” que visa estudar as políticas públicas de saneamento que envolvem os seguimentos de água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos no município de Santana do Araguaia, sob orientação da professora Ms. Karoline Borges.

A docente Karoline Borges falou da iniciativa de elaborar a cartilha informativa e da importância do maior cuidado no gerenciamento adequado dos resíduos no período atual, “Tendo em vista que a COVID-19 pode ser desenvolvida em pessoas de forma assintomática tivemos curiosidade em procurar materiais que orientasse a população a realizar o descarte correto de seus resíduos em tempo de pandemia, pois já existem estudos científicos que comprovam que o novo Coronavírus permanece na superfície dos objetos por horas ou até mesmo dias. Observamos que há uma carência em materiais informativos para orientar a população a realizar o acondicionamento e destinação de forma segura de seus resíduos em tempos de COVID-19. Sendo assim, desenvolvemos esse material com intuito de sensibilizar a população a realizar a descartar seus resíduos de forma segura, contribuindo para a segurança dos profissionais da coleta (garis) e da comunidade circunvizinha”.

Acesse a Cartilha informativa aqui! E pratique empatia com os profissionais da coleta de resíduos e com a comunidade!