Página inicial > Últimas Noticias > Parfor: Defesas de TCC’s marcam etapa gloriosa de trajetória de quatro anos de estudos no IEA

Imagem2Na manhã desta quinta-feira (13/02), teve início a defesa dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) da primeira turma de Licenciatura em Matemática do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA/Unifesspa).

Estiveram prestigiando o evento, a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática do Parfor/Unifesspa, a Profª. M.a. Elizabeth Rego Sabino; o coordenador municipal do Parfor, Prof. Issam Mota Belém; o secretário de educação de Santana do Araguaia, Djalma Moreira; e a diretora interina do IEA, a Profª. M.a. Karoline Borges.

Na oportunidade, a professora Elizabeth destacou a importância do Programa na formação dos novos profissionais oriundos dos munícipios de Santana do Araguaia, Redenção e Santana Maria das Barreiras, quando disse:Imagem3 “a gente vê um grande avanço, no sentido que os alunos estão conseguindo finalizar o curso com a defesa de seus trabalhos. São alunos que estão vencendo barreiras! A gente pode olhar em várias dimensões, como por exemplo, barreiras familiares, muitas vezes é o primeiro de uma família de 15 filhos a terminar o curso superior, como foi comprovado em pesquisas. É uma conquista não só para eles como também para seus familiares, e a Unifesspa está colaborando com isso.  Agora eles vão poder atuar como professores de Matemática e fazer a diferença lá no município deles”.

Esse mesmo reconhecimento quanto à contribuição da formação em eu desenvolvimento pessoal e profissional foi destacado pelos estudantes Rosane Mendes Barbosa, a primeira aluna a defender o TCC, e Weslley Resplandes Souza. Segundo Rosane, “Esses quatro anos de estudo contribuíram muito para o meu aprendizado como pessoa e como profissional.Imagem1 Só tenho a agradecer à instituição pelo apoio, à coordenadora do programa e aos professores que estiveram com a gente durante toda essa jornada e dizer para todos que este período de TCC, que é visto por muitos como difícil, não é impossível de ser alcançado”. Weslley Resplandes Souza, que também defendeu seu TCC, pontuou os desafios externos à formação que também foram superados ao longo de sua graduação, quando disse: “para mim, cursar as disciplinas não foi o mais desafiador, mas sim a questão financeira, as despesas com estadia, os problemas de saúde, as perdas familiares, mas graças a Deus e ao apoio dos colegas consegui vencer”.

Até o próximo sábado (15/02) serão realizadas 13 defesas de TCC’s.

CRONOGRAMA DAS DEFESAS

Dia 13 de fevereiro de 2020