Página inicial > Últimas Noticias > Projeto de extensão “Inclusão digital: sem fronteiras para o conhecimento” realiza solenidade para entrega de certificados à jovens Araguaienses participantes do curso de informática

figura-06A manhã da última quarta-feira (27) foi um momento especial para os 28 formandos do curso de informática básica que participaram da solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso, ofertado pelo projeto de extensão “Inclusão digital: sem fronteiras para o conhecimento” no Instituto de Engenharia do Araguaia IEA/UNIFESSPA.

O curso gratuito, com duração de 7 meses, teve o objetivo de promover a cidadania dos alunos da rede pública do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Santana do Araguaia/PA, por meio da inclusão digital.foto-01

A Coordenadora do projeto, a técnica Valdineia Rodrigues Lima, em seu discurso, agradeceu a todos os colaboradores, ressaltou a importância do curso na vida acadêmica e profissional dos participantes e os parabenizou por terem concluído essa etapa.

Na oportunidade, Valdineia relembrou um dos principais desafios do projeto, “durante o período de divulgação recebemos a visita dos representantes da APAE, solicitando vagas especiais para os alunos que frequentavam tal instituição, sendo um desafio para o projeto, no entanto, por considerarmos que as ações de extensão universitária devem proporcionar uma aproximação entre a universidade e a sociedade, repensando a relação de pesquisa e de ensino para que possam atender a necessidade da comunidade, aceitamos essa demanda, que resultou na inclusão dequatro vagas destinadas aos alunos da APAE. Figura-05Assim, o projeto passou a assumir um novo desafio: fazer uma inclusão e mostrar que não existe fronteiras para o conhecimento, necessitando de quatro novos monitores voluntários. Tal desafio possibilitou aos membros do projeto um olhar inclusivo e sedento por garantir a cidadania, e, assim, colaborar para a inclusão dessas pessoas, respeitando o artigo 1° do Estatuto da Pessoa com Deficiência ‘destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania’ (BRASIL, 2015). Vale destacar que não houve nenhuma desistência desses alunos”.

figura-02Jaigoity Bonfim da Silva Nunes, estudante da APAE, relatou as contribuições do curso para a sua vida “O projeto me ajudou em muitas coisas, aprendi a fazer configuração, editar texto no computador, quando tinha dificuldade chamava o professor e ele me ajudava, o professor Emisvaldo foi o melhor professor, salientou o jovem com muita satisfação!

“O curso foi muito bom, pois obtive conhecimento em relação a computação, não sabia nem ligar o computador, e hoje já consigo ligar e usar diversas ferramentas, pesquisar na internet, entre outras coisas. Foi ótimo! A oportunidade que tive aqui na UNIFESSPA foi única, sei que não teria em outro lugar, de poder trabalhar e estudar ao mesmo tempo”, disse a agente de limpeza do IEA, Tereza Freitas, que também participou do projeto.