Página inicial > Últimas Noticias > IEA: I Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada (I CONARA) é realizado com sucesso

Imagem5 “Problematizando, projetando e construindo para um desenvolvimento mais Sustentável” foi o tema do primeiro I Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada (I CONARA), realizado no período de 18 a 23 de novembro de 2019, no Instituto de Engenharia do Araguaia – IEA/Unifesspa.

Durante seis dias, o evento reuniu pesquisadores e docentes da Unifesspa e de outras instituições, estudantes do IEA e de outras Instituições de Ensino Superior de Santana do Araguaia e Redenção e estudantes da educação básica do município, que tiveram a oportunidade de participar de atividades como: palestras, oficinas, mesa-redonda, visitas técnicas, exposição de banners entre outras.

Imagem6“Avalio que o evento foi um marco importante para a Unifesspa/Campus Santana do Araguaia por alguns motivos: Tivemos a presença de mestres e doutores na condição de conferencistas vindos de três regiões do país - Norte, Sul e Centro-Oeste; houve uma participação significativa da comunidade Unifesspa; estudantes das escolas públicas e particulares na I feira de Física coordenada pelos docentes Eliane Pereira e Luis Lopez; vários docentes, acadêmicos e técnicos contribuíram apresentando minicursos e oficinas; as apresentações de trabalhos e os pôsteres também foram um marco e uma iniciação aos trabalhos de produção de conhecimento, entre outras atividades”, disse a coordenadora do Congresso, a Profª Drª. Maria Elizabete Rambo Kochhann.

I Feira de Física

Imagem3Durante o evento, o clube de Física do IEA, abriu as portas para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio oriundos das Redes Pública e Privada de Santana do Araguaia – PA para participarem da I Feira de Física. A atividade, de acordo com a coordenadora do projeto, Profª Drª. Eliane Pereira, teve como objetivo dar a oportunidade de os discentes compreenderem a teoria por meio da experiência e, como consequência, compreender um pouco mais sobre Física de forma demonstrativa e mais dinâmica.

Imagem2

O estudante do Educandário Meninopolis, João Pedro, do 9º ano, relatou a satisfação de ter participado do evento, “aqui na feira de Física da Unifesspa, vemos um novo conceito de ciência, não apenas a teoria, mas sim a prática, e que a gente pode até se divertir com ela, fazendo experimentos.”

“Eu fico feliz! Primeiro, porque eu me formei aqui, sou da primeira turma de Licenciatura em matemática da Unifesspa, segundo, muitos alunos têm medo da matemática e da física, então, uma demonstração como esta, chama atenção dos adolescentes, prende atenção deles, pode despertar um certo prazer em estudar exatas, isso ajuda na formação dos jovens, eu amei o projeto da Unifesspa”, disse a professora da Escola - EMEF Therezinha Abreu Vita, Genaina Sousa de Oliveira Maciel.

Oficina: Sinais de Alerta

Imagem4Outra atividade, que despertou atenção e satisfação de acadêmicos e servidores foi a oficina: “Sinais de Alerta: A relação entre ansiedade”, conduzida pela Mestra em Filosofia e Psicologia Clínica: enfâse em Psicanálise, Ana Clarice Steinmetz de Faria. Na oportunidade, os participantes foram orientados quanto aos cuidados que devem tomar para controlar a ansiedade, assim como as técnicas existentes que auxiliam na prevenção e controle. Para o acadêmico do curso de Engenharia Civil, Fernando Marino, “ A oficina foi de extrema importância para mim e pra meus colegas, uma vez que temos muitas atividades a desenvolver e sentimos às vezes sobrecarregados, e não sabemos lidar muito com a ansiedade e o estresse que passamos. Com o minicurso pude aprender formas de aliviar essa carga como ter um momento de descanso e relaxamento, a experiência foi única e agradável”, ressaltou o acadêmico.

Imagem7“A oficina permitiu que nos desligássemos, por algumas horas, da rotina intensa de trabalho e dos problemas externos, para nos voltarmos para o nosso interior, para sentirmos o nosso corpo e a nossa respiração, que é o que nos sustenta e nos mantém firmes para encarar os desafios diários. Nesse sentido, foi extremamente proveitosa a oficina, pois além de termos compartilhado as nossas inquietações e as histórias que nos constituem nos sujeitos que somos hoje, pudemos, também, refletir a respeito da importância de pararmos alguns minutos para respirar, meditar ou apenas desacelerar, de acordo com os limites de cada um, a fim de nos voltarmos para nós mesmos em busca do autoconhecimento. Posso dizer que eu saí muito mais fortalecida deste encontro”, salientou a servidora Rivânia da Paixão.

Queremos agradecer a todos os envolvidos e aguardamos que no II CONARA possamos fazer um evento ainda mais atrativo a todos, ressaltou a coordenadora do congresso.

Imagem9WhatsApp-Image-2019-11-26-at-19.06.02