Página inicial > Últimas Noticias > Campus de Santana do Araguaia integra programa POTI do IMPA

Campus de Santana do Araguaia integra programa POTI do IMPA

WhatsApp-Image-2019-03-15-at-16.23.16O Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos brasileiros nas olímpiadas OBMEP e OBM, seja por meio de polos presenciais ou virtual.

Este ano de 2019, o Campus de Santana do Araguaia da Unifesspa passou a integrar os polos presenciais do IMPA, com a oferta de treinamento intensivo preparatório paras alunos da rede pública matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Nas atividades do POTI são abordadas e categorizadas as grandes áreas da matemática que permeiam as olimpíadas, a saber, álgebra, combinatória, geometria e teoria dos números. Nesse programa, o professor entra como um mediador e incentivador da aprendizagem, instigando a curiosidade dos educandos por meio de aulas de treinamento, mostrando como frequentemente os temas são abordados nas competições, auxiliando assim na construção de suas estratégias de solução e contribuindo com o desenvolvimento do raciocínio lógico e da habilidade intelectual dos alunos.

Ao todo, o POTI acontece presencialmente em 80 municípios do Brasil, sendo 09 na região Norte e 05 deles no Pará. O polo de Santana do Araguaia está sob coordenação do prof. Dr. Manolo Rodriguez Heredia e conta com a colaboração da profª. Drª. Cecilia Orellana Castro e dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática Ruan Lion Costa de Souza, Denise Garcia Kozlowski Peixoto e Rafaela Menezes Braga.

As aulas acontecem aos sábados, no período de 8h às 12h, nas dependências do Campus.

Mais informações podem ser acessadas no site do programa AQUI, onde também funciona o Polo Virtual ou no site do polo de Santana do Araguaia AQUI.

Poti-1

Poti-2

Poti-3

Curiosidade:

O IMPA é um instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e ao Ministério da Educação (MEC). É uma das instituições mais respeitadas da ciência brasileira e um dos centros mais reconhecidos de pesquisa matemática no mundo.

Conheça mais no site IMPA.

A Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional realizado pelo IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do MEC e MCTIC. Teve início em 2005 e tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Saiba mais sobre a OBMEP.

A Olímpiada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição nacional para estudantes dos Ensinos Fundamental II, Médio e Universitário das instituições públicas e privadas. É organizada pela parceria entre o IMPA e a SBM.

Saiba mais sobre a OBM.