Página inicial > Últimas Noticias > Luta em Prol do Prédio: IEA realiza Audiência Pública em Santana do Araguaia

Luta em Prol do Prédio: IEA realiza Audiência Pública em Santana do Araguaia

A audiência pública realizada na tarde de terça-feira (17/07/2018) foi uma iniciativa do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), a fim de mobilizar autoridades locais, lideranças políticas e a população araguaiense em união a um objetivo comum: a construção do prédio próprio da UNIFESSPA em Santana do Araguaia.

Em sua fala inicial, a diretora geral do IEA, profª. Drª. Maria Elizabete Rambo Kochhann, destacou os benefícios da presença da universidade na região, contudo ressaltou a que muitos ainda precisam reconhecer isso para o melhor proveito da Unifesspa na localidade: "A cidade de Santana do Araguaia tem um potencial que está adormecido e precisa urgentemente ser despertado. As oportunidades se perdem por uma visão limitada do que os munícipes são capazes de alcançar, do potencial humano que existe entre nós, pela articulação política que pode ser mais bem explorada, das riquezas naturais e territoriais, enfim das potencialidades que existem em todos".

Essas palavras direcionaram o evento, no sentido de instigar todos os presentes para a realidade da fixação da universidade no município. Também foi um momento de articulação política, pois o evento contou com a presença dos pró-reitores da Unifesspa: Hugo Pereira Kuribayashi e Lucas França Rolim, de alguns vereadores Cleonice Brito - representando o presidente da Câmara Beto Toledo, Rosivaldo Aguiar, Pastor Sebá, Patrico Cirqueira, , Cleiton Carveli e Josimar Orlando; dos representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED): prof. Agnaldo Barros, Diretor de Ensino, o qual veio representando o Secretário Municipal de Educação, e prof. Issam Motam Belém, Coordenador Municipal do Parfor; sr. Nilton Militão da Rocha, presidente do Sindicado dos Produtores Rurais de Santana do Araguaia; sr. Leandro Lopes da Silva, diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ); ser. Adaildo Carlos da Silva, diretor do Departamento de Trânsito do Pará (DETRAN); e o ex-prefeito de Santana do Araguaia, sr. Jeová Aguiar. Também se fizeram presentes alunos e docentes da Unifesspa, e a população em geral.

O pró-reitor de Infraestrutura, Lucas França Rolim, destacou que a Unifesspa surgiu com o papel principal de mudar a sociedade, e é fundamental a participação discente para isso. Ele apresentou o projeto para o Campus de Santana do Araguaia, o qual está dividido inicialmente em 04 blocos (adminitrativo, acadêmico, laboratórios e centro de convivência). A prioridade seria o bloco acadêmico, mas isso é uma decisão que cabe à gestão do Instituto. Também explicou que alocar recursos por meio de emenda parlamentar está fora de cogitação, devido o período eleitoral. Contudo existe a possibilidade de realizar um Termo de Execução Descentralizado (TED), com recurso direto do MEC para a universidade, e por isso o poder municipal precisa se articular no intuito de garantir algum TED para esse objetivo.

De posse da palavra, o pró-reitor de Administração e Infraestrutura Hugo Kuribayashi, representando o reitor Maurílio Monteiro, ressaltou o empenho de todos da Universidade para conseguir manter os serviços mesmo diante das fortes restrições orçamentárias vividas atualmente. Apresentou uma planilha com dados referentes a valores destinados, exclusivamente, ao Campus de Santana do Araguaia, por parlamentares da Bancada Paraense, totalizando R$ 1.886.946,07. Tal recurso está voltado para a aquisição de equipamentos, e portanto não pode ser empregado em obras. Por isso, a importância da articulação de todos para a garantia de recursos para a construção, tendo em vista, que esse montante está disponível para a compra de equipamentos, os quais serão instalados no prédio.

Durante o evento, ainda tomaram a palavra alguns vereadores, outras autoridades locais e discentes do curso do Licenciatura em Matemática. Esses últimos solicitaram maior empenho dos vereadores para a articulação política em prol da construção do Campus em Santana do Araguaia.

WhatsApp-Image-2018-07-18-at-08.15.29

WhatsApp-Image-2018-07-18-at-08.15.35