Realização do Seminário de Estudos em Matemática - A Matemática está em tudo!
Durante os dias 01/03 a 03/03 aconteceu o Seminário de Estudos em Matemática, organizado pela FAMAT/PARFOR e o Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Unifesspa. A cerimônia de abertura foi na noite de quinta-feira, no auditório do IPRESA, em Santana do Araguaia e contou com a participação de autoridades locais, acadêmicos e sociedade civil. Participaram da mesa de abertura a representante dos discentes da turma de matemática PARFOR/FAMAT/ICE, srª. Antônia Cristina Batista de Almeida; a representante da Coordenação Local do PARFOR/UNIFESSPA, srª. Williane Lima Nunes; coordenadora do curso de Matemática PARFOR/FAMAT/ICE, professor Me. Elisabeth Rego Sabino; o representante do Secretário Municipal de Educação, sr. Mizael Almeida de Menezes; a diretora do IEA, professora Drª Maria Elizabete Rambo Kochhann e o representante do governo municipal, o secretário municipal de administração, sr. Wagner Dias Oliveira.
Em sua fala os representantes do secretário municipal de educação e do prefeito municipal destacaram a importânica do evento para o município, e reforçaram as parcerias entre a Prefeitura Municipal e a UNIFESSPA em Santana do Araguaia.
Conforme a diretora do IEA, professora Drª Maria Elizabete Rambo "Os desafios presentes na realidade da educação no Pará, o que envolve Santana do Araguaia, são grandes, mas não devem nos intimidar. Pelo contrário, devem nos instigar a fazer a diferença, a mudar a realidade. Nós, como instituição pública federal, devemos oferecer formação de qualidade para todos, com vistas à qualidade de educação que queremos ofertar na educação básica". A professora também destacou a importânica da formação do professor e de momentos como este seminário que possibilitam a renovação de conhecimentos.
Após, houve apresentação cultural com o professor Sandrinho, do Departamento de Cultura da SEMED, e alguns jovens cantores, entre eles sua filha, Ana Gabriela, que cantou a música "Trem-Bala". Para finalizar a noite de abertura, o professor Dr. Manolo Rodriguez Heredia realizou a palestra "Relação entre a Matemática e o código de barras", onde demonstrou a aplicação real da matemática pelo uso de código de barras. O professor enfatizou a necessidade de os professores levarem os discentes a perceberem que a matemática vai muito além de fórmulas e contas.
Durante o dia de sexta-feira (02/03), o professor Me. Raimundo Mangabeira da Silva Neto ministrou a palestra "Um olhar investigativo sobre o financiamento de veículos" e no período da tarde aconteceram os mini-cursos:
*Noções de estatística no Excel - ministrado pelos professores Erismar da Silva Santos, Jurandir Bastos Alves, Antônio Rodrigues Pereira Filho e Alessandro Moreira;
*Utilização da calculadora HP 12C na resolução de problemas em séries de pagamento e armotização - ministrado pelos professores Lidiane Gomes Tavares, Kelvia Dias Dourado, Alex Gomes Barros, Patrícia da Silva Chagas e pela técnica Danielle Maria de Andrade;
*Jogos matemáticos para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental - ministrado pelos professores Luciana Freitas dos Santos, Moisés de Conceição Silva Lopes, Pedro Ferreira da Silva, Weslley Resplandes Souza e Antônia Cristina Batista de Almeida.
No último dia de evento, aconteceu uma mesa-redonda Reforma do Ensino médio e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mediada pelo prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo (ICE/Unifesspa) e os professores convidados: profª. Drª Maria Elizabete R. Kochhann (IEA/Unifesspa), profª. Me. Vânia Almeida Horner (Diretora da Escola Estadual Vila Rica - Vila Rica- MT), profª. Claudete Oliveira Lima Vasconcelos (Escola Estadual Vila Rica - Vila Rica- MT) profª. Fabiane Rizzardo Laikobski (Escola Estadual Vila Rica - Vila Rica- MT) e alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Vila Rica - Vila Rica- MT, Gabriel, Virgília, Kálita e Victor. O debate transcorreu sobre os desafios de implantação do novo BNCC, com críticas sobre a sua incoerência entre o ensino fundamental e o ensino médio e sobre a discrepância da reforma entre escolas públicas e particulares. Ainda, apresentou-se a experiência de sucesso de projetos no ensino médio na Escola Estadual Vila Rica - Vila Rica- MT, como o Projeto Ensino Médio Inovador (PROEMI), que expandiu a carga horária mínima anual para 1000 h, realiza projetos de iniciação científica e implementou salas ambientes, tornando-se uma escola modelo na região.
Redes Sociais