Página inicial > Últimas Noticias > Projeto"Unifesspa está aí" estimula ingresso de alunos da rede pública no Ensino Superior

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) do Campus de Santana do Araguaia,iniciou o projeto “A Unifesspa está aí”, que tem por finalidade divulgar a Universidade e despertar os alunos concluintes do Ensino Médio para o Ensino Superior.

A Primeira etapa do projeto, aconteceu nos dias 8 e 9 de maio de 2017, tendo como público-alvo estudantes do Ensino Médio oriundos da rede pública de ensino.A programação incluiu palestras de divulgação das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foram visitadas escolas nas cidades de Santana do Araguaia e Redenção, contemplando, no total, 97 turmas e cerca de 3000 alunos.

O objetivo desta ação é possibilitar o acesso à educação superior de qualidade e possibilitar que os alunos conheçam o potencial educacional da Região, aumentando as perspectivas de ingresso em uma universidade. “Esse projeto contempla uma comunidade que até pouco tempo não era atendida pelo ensino superior e que por estar situada em regiões e espaços periféricos possui particularidades que podem vir a apresentar um diferencial na produção de ciência, tão procurada entre os jovens para o desenvolvimento de seus talentos e potencializá-los”, destacou a coordenadora do projeto, Profª. Drª. Maria Elizabete Ramo Kochhann.

Durante as palestras, foram apresentados os diversos cursos que a Unifesspa oferece nos campi de Marabá, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Xinguara e Santana do Araguaia, destacando as possibilidades que o mercado de trabalho oferece para os profissionais com ensino superior. Como continuidade do projeto, o Instituto de Engenharia do Araguaia tem auxiliado diversos estudantes no processo de inscrição no ENEM.

O projeto "Unifesspa está aí" tem mais duas fases. A segunda está prevista para acontecer entre os meses de junho a setembro, com palestras motivacionais nas mesmas turmas e escolas visitadas. A terceira fase contemplará orientação sobre a forma de avaliação da prova do ENEM, o método TRI – Teoria de Resposta ao Item e práticas de redação.