Página inicial > Últimas Noticias > Polo construção capacita 40 alunos no curso de pedreiro nível básico em Eldorado dos Carajás

O projeto Polo de Referência em Construção Civil - Polo Construção, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e com a interveniência da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) em decorrência do Convênio nº 006/2021 – Sectet, tem ofertado cursos de capacitação no interior do Pará, de forma gratuita e na modalidade presencial.

O Polo de Referência em Construção Civil do campus do IEA Unifesspa vem proporcionando conhecimento para a região sul e sudeste do pará por meio de cursos em pareceria com as prefeituras locais. No ano de 2023 foi realizado a 1ª turma do curso básico de pedreiro ofertado em parceria com a prefeitura de Eldorado dos Carajás, uma iniciativa que visa capacitar e formar novos profissionais no município.

Dividido em quatro módulos, o curso abordou temas essenciais para a formação de pedreiros competentes e qualificados. Composto por 20 horas teóricas ministradas pelo Prof. Marcus Freitas e 60 horas práticas ministradas pelos profissionais Railson Conceição e Deusimar Oliveira. Os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar nos diferentes aspectos da profissão, desde técnicas de alvenaria e estrutura até chapisco, reboco e pintura.

Ao longo das aulas teóricas, os alunos puderam compreender os princípios fundamentais por trás das práticas de construção, incluindo conceitos de segurança, tipos de materiais e métodos de trabalho. Já as horas práticas foram dedicadas à aplicação desses conhecimentos em situações reais de trabalho, por meio da reforma do muro do polo universitário de Eldorado.

PEDREIRO ELDORADO 1

A divisão dos módulos em diferentes áreas de atuação permitiu aos participantes uma compreensão abrangente do trabalho de um pedreiro, desde a preparação inicial do local de trabalho até os toques finais de pintura, garantindo assim uma formação completa e deixando um legado para a comunidade com uma escola mais atrante.

PEDREIRO ELDORADO 2

Com a conclusão bem-sucedida do curso, foram formados 40 novos profissionais capacitados para atuar na área da construção civil sendo seus certificados entregues em cerimônica para a comunidade junto com a prefeita Iara Braga no município Eldorado dos Carajás.

Convite para a próxima turma:

A próxima turma do Curso Básico de Pedreiro está agendada para acontecer no município de Santana do Araguaia nos meses de março e abril. Esta é uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam adquirir habilidades essenciais na construção civil, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal. Não perca a chance de participar e fazer parte desta iniciativa que tem transformado vidas e fortalecido a indústria da construção em nossa região. Fique atento às informações de inscrição e prepare-se para embarcar nesta jornada de aprendizado e crescimento.