Página inicial > Últimas Noticias > III Epepe - IEA: Palestras, Cursos e Atividades Culturais Movimentam o Evento

III Epepe - IEA: Palestras, Cursos e Atividades Culturais Movimentam o Evento

Durante os dias 12 a 16 de junho, o Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade federal do Sul e Sudeste do Pará (IEA/Unifesspa) sediou o III Encontro de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão (III Epepe), reunindo profissionais renomados e estudantes entusiastas das áreas de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Licenciatura em Matemática. O evento foi marcado por uma série de palestras, cursos e atividades culturais, promovendo a disseminação de conhecimento e o intercâmbio de ideias.

23   22

A programação começou no dia 12 de junho, com destaque para o curso "Python para Surfar nas Disciplinas de Cálculo e Física", oferecendo aos participantes uma oportunidade de explorar o poder da programação na resolução de problemas dessas disciplinas. Paralelamente, ocorreu o curso "Ciência de Dados: Do Excel ao Power BI", abordando as técnicas e ferramentas necessárias para análise e visualização de dados. Os interessados em design de interiores puderam participar do curso "Como especificar projetos de Interiores", que trouxe orientações práticas para a criação de ambientes funcionais e esteticamente agradáveis.

20    IMG 7625

No dia 14 de junho, profissionais da arquitetura tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades de gestão empresarial no curso "Meu negócio arquitetura: Estruturação de negócio para escritório de arquitetura". No campo ambiental, o curso "Uso de RPA’S aplicado às questões ambientais - Turma 1" explorou as aplicações da automação robótica de processos na resolução de problemas ambientais.

17   18

A acessibilidade no espaço construído foi discutida no curso "Acessibilidade no Espaço Construído: Conceitos e Proposições", realizado nos dias 13 e 14 de junho. Além disso, o curso "Uso de ferramentas de geoprocessamento para análise de modelos digitais de terreno" proporcionou aos participantes o conhecimento necessário para utilizar ferramentas modernas na análise do relevo.

A outorga pelo uso da água foi o tema do curso do dia 13 de junho, abordando as normas e procedimentos necessários para a obtenção da autorização de uso desse recurso vital. Para aqueles interessados na interseção entre matemática, arte e engenharia, o curso "Matemática, Arte e Engenharia" ofereceu uma perspectiva multidisciplinar sobre essas áreas.

No âmbito ambiental, a segunda turma do curso "Uso de RPA’S aplicado às questões ambientais" teve a oportunidade de explorar aplicações específicas dessa tecnologia na solução de desafios ambientais. Durante todo o evento, ocorreram atividades paralelas, como o credenciamento, a Feira de Física com experimentos realizados pelos estudantes da Licenciatura em Matemática e uma cerimônia de abertura e celebração dos 10 anos da UNIFESSPA.

21   24

As palestras também foram destaque no III Epepe. No primeiro dia, 13 de junho, o turno da noite foi dedicado à Engenharia Civil. O Prof. Dr. Fernan Enrique Vergara discursou sobre a "Gestão de Recursos Hídricos na bacia do Rio Araguaia", trazendo insights valiosos sobre a preservação e o uso sustentável desse importante recurso natural.

10  11

No segundo dia, 14 de junho, foi a vez da Arquitetura e Urbanismo brilhar. A Profª Ma. Fernanda Brito de Abreu apresentou o tema "Arquitetura Biofílica e sua aplicação no contexto das cidades", destacando a importância da integração entre o ambiente construído e a natureza. A Arq. Yasmim Macedo compartilhou sua jornada empreendedora na área da arquitetura, trazendo insights inspiradores sobre o empreendedorismo nesse setor.

14    15    16

O último dia de palestras, 15 de junho, foi reservado para a Matemática. O Prof. Dr. Thiago Beirigo Lopes abordou a temática "Empréstimos x Financiamentos", fornecendo informações essenciais para a tomada de decisões financeiras mais conscientes.

12  13

Além das atividades acadêmicas, o evento também promoveu os 1º Jogos Universitários da Santana do Araguaia, envolvendo estudantes de várias turmas do contrato do Forma Pará das cidades deCumaru do Norte, Casa de Tábua, redenção, Canaã dos Carajás, Almeirim, Eldorado do Carajás e Rio Maria, Além dos anfitriões de Santana do Araguaia. O espírito esportivo foi celebrado com competições e integração entre os participantes de todos os cursos do Instituto de Engenharia do Araguaia.

7   8   9

Durante o período do evento, também foram realizadas visitas ao Projeto Quelônio, à Aldeia Kayapó e à Praia do Boto, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecerem a rica cultura local e apreciarem as belezas naturais da região.

5   4  3

O III Epepe - IEA foi um sucesso, promovendo o enriquecimento acadêmico e cultural de todos os participantes. O evento fortaleceu os laços entre profissionais, estudantes e entusiastas das áreas de Engenharia, Arquitetura e Matemática, inspirando-os a buscar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do mundo contemporâneo.