EMANCIPA - cursinho popular abre vagas para estudantes
O cursinho popular Emancipa está com inscrições abertas. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria Acadêmica do IEA, de 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30, de 26/02 a 07/03.
Podem se inscrever estudantes dispostos a participar do preparatório para o Enem e outros vestibulares. Para isso precisa atender aos seguintes requisitos:
1) Ser estudante ou ter concluído ensino médio em escola pública;
2) Não cursar ou ter concluído o ensino superior;
3) Não estar em cursinho privado;
4) Ter renda mensal familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa ou no total de até três salários mínimos por família.
INSCRIÇÕES: Para concorrer à vaga, deve ser apresentado no ato da inscrição: RG, CPF e comprovante de que estuda ou concluiu o ensino médio em escola pública (histórico, declaração da escola, diploma de conclusão).
ENTENDA O CURSINHO:
O Cursinho Popular Emancipa: Movimento de Educação Popular existe na Unifesspa desde 2012. Já atendeu 1,5 mil alunos e teve mais de 300 candidatos aprovados em processos seletivos de universidades públicas e privadas.
Seu surgimento está ligado à Rede Emancipa, um movimento social de educação popular no Brasil desde 2007, que oferece cursinhos pré-vestibulares gratuitos especialmente a estudantes de escola pública.
Desde 2015, a Unifesspa assegura bolsas anuais aos estudantes que atuam como educadores no cursinho, sob a coordenação do professor Rigler Aragão.
E agora em 2019, o Emancipa se torna Multicampi. “É um grande salto para a Unifesspa que poderá potencializar a democratização do acesso da juventude por meio da educação popular. É um trabalho de desmistificação da Universidade como distante da realidade dos jovens e contribuindo para que ela seja vista como um espaço coletivo e de transformação social”, concluiu Rigler.
Ao se tornar multicampi, o Emancipa amplia sua atuação dentro da Unifesspa, alcançado os demais campi da instituição. Em Santana do Araguaia, o cursinho está sob a coordenação da profª. Drª. Cecilia Orellana Castro e conta com o apoio de servidores e acadêmicos do IEA.
Redes Sociais