Página inicial > Últimas Noticias > Unifesspa de Todos Nós

Unifesspa de Todos Nós

O evento Unifesspa de Todos Nós permite a maior integração da Reitoria e Pró-reitorias com as demandas e realidade dos Campus, especialmente dos Campus fora de sede.

Durante os dias 06 e 07 de abril, professores, alunos e técnicos administrativos que integram o Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Unifesspa estiveram reunidos com membros da Administração Superior, discutindo os principais problemas enfrentados pelo Instituto e apontando soluções para melhorar o ensino, pesquisa e extensão.

Durante a reunião da Unifesspa de Todos Nós, foram discutidas diversas questões relacionadas às atividades desenvolvidas no Campus de Santana do Araguaia.  Os pontos de maior destaque foram o curso de Engenharia Civil e a construção do prédio próprio da Unifesspa no município. Sobre o curso, a Reitoria solicitou ao MEC a liberação de vagas para contratar mais professores e técnicos, visando a implementação do curso de Engenharia Civil no Campus de Santana do Araguaia. O reitor informou à comunidade universitária de Santana do Araguaia sobre a confirmação de uma audiência com o Ministério do Planejamento e Gestão (MPOG), prevista para acontecer no dia 19 de abril.  Para a implementação do curso de Engenharia Civil foram solicitadas 12 vagas para professores e sete vagas para técnicos. De acordo com a Reitoria, a expectativa é obter um posicionamento sobre a liberação dos códigos de vagas para a Unifesspa.

O Campus próprio é um sonho na região. A Unifesspa já possui um lote, doado pelo sr. Noé Justo de Oliveira, contudo é necessário iniciar algum tipo de construção para garantir o terreno. Há também uma emenda de R$ 250.000,00 doada pelo Deputado Joaquim Passarinho, voltada para o início dessas obras. Essa realidade foi passada ao reitor durante a reunião.

A Reitoria confirmou a necessidade de estabelecer e firmar a instituição no sul do Pará, contudo os reais cortes no orçamento advindos das reformas do Governo Federal têm dificultado o atendimento de algumas demandas.

“Somos uma universidade federal, não fomos feitos pra atender apenas ao município, mas a toda a nação e de maneira mais abrangente a região do Sul e Sudeste do Pará. Por isso, nosso desafio é ampliar os cursos nos campi fora de sede, promovendo um adensamento e, assim, garantir a consolidação da Unifesspa. Os prédios são importantes mas, fundamentalmente, precisamos ter alunos, servidores e fazer pulsar a vida universitária”, afirmou o reitor.

Curiosidade: O Lote doado à Unifesspa fica em um terreno rural, de 2,5 hectares, medindo 153,88 metros de frente por 244,17 metros de fundo e laterais de 166,06 e 108,59 metros, perfazendo uma área total de 25.041,09 m2 (aproximadamente vinte e cinco mil metros quadrados), situado na BR-158, sentido Pará - Mato Grosso, cidade de Santana do Araguaia-PA.