Mobilização em prol da Unifesspa é realizada em Santana do Araguaia

A Unifesspa em Santana do Araguaia é fruto de grande mobilização social. Com isso em vista, mais uma ação nesse sentido foi realizada no município de Santana do Araguaia. Dessa vez, o motivo foi alcançar apoio político para garantir recursos para a construção do bloco de salas de aula, que está previsto na planta do campus da universidade.

O evento, ocorrido na noite do dia 29/10/2018 (segunda-feira), contou com a presença da direção do IEA, dos vereadores  Marcondes Andrade de Toledo (Beto Toledo), Rosivaldo de Aguiar Pereira (prof. Rosivaldo Aguiar) e Josimar Orlando Martins (Dançarino); da presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Santana do Araguaia, profª. Rosa Mônica Brito Franco Graciano e dos empresários Edenilson Sebastião Bocchi e Marcilei Divino de Carvalho (Goianinho). Participaram também os servidores do Instituto e acadêmicos dos cursos de engenharia civil e matemática, além da comunidade em geral.

A mobilização foi mais um importante passo para a consolidação da universidade na região, e, segundo a diretora geral do IEA, profª. Drª. Maria Elizabete Kochhann essa ação é um desmembramento da audiência pública ocorrida em julho de 2018, a qual foi muito bem sucedida, pois garantiu recurso para a construção do bloco de laboratórios.

Durante o evento, a acadêmica Jesica Bezerra da Silva deu o seu depoimento, destacando a dificuldade vivida na graduação por uma baixa qualidade no ensino médio, com carência em várias áreas da matemática. Apontou o esforço e o apoio recebido dos docentes para que essa dificuldade seja vencida. Finalizou, solicitando o empenho das autoridade políticas do município com a finalidade de garantir a permanência da Unifesspa no município. Os vereadores puderam expressar seu compromisso com a Universidade, visto como uma extensão de suas atuações políticas no município e reconhecem a presença desta como de grande importância para o desenvolvimento da região e da educação em Santana do Araguaia. Neste mesmo sentido, os empresários Edenilson e Goianinho destacaram a mudança que uma educação de qualidade e uma instituição federal pode contribuir para as mudanças necessárias para o município.

A professora Rosa Mônica deu um belo depoimento pessoal destacando suas dificuldades enfrentadas para alcançar um curso superior, e vê com alegria e uma grande vitória a presença de um universidade federal no município, onde acredita que seus filhos não precisaram mudar de cidade para fazer uma graduação. Ela parabenizou o esforço de todos, especialmente da direção do IEA, nessa luta pela Unifesspa na região.

WhatsApp-Image-2018-10-30-at-09.16.03

WhatsApp-Image-2018-10-30-at-09.16.10