VI Mucanpa e I CultCid - final de semana cultural em Santana do Araguaia

O “Fim de semana cultural” abarcou dois importantes eventos no espaço do Centro Cultural, localizado na Av. Henrique Vita, bairro Expansão, no município de Santana do Araguaia/PA – I CULTICID (I Cultura na Cidade) e VI MUCANPA (VI Mostra Universitária da Canção Paraense) – promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Departamento de Cultura e pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), por meio do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) e da Diretoria de Ação Intercultural (DAI/PROEX).

A programação da I CULTICID, no sábado, durante todo o dia, contou com café da manhã, bazar, com o Cine Creas e várias apresentações culturais com os professores Silas Rafael e Arleth Batista, além de um desfile reciclável e música ao vivo com artistas locais.

A programação da VI MUCANPA iniciou ainda no sábado, às 21h, com a Roda de conversa “A diversidade no ensino superior: o NUADE na Unifesspa” com o professor Dr. Jerônimo Silva, Coordenador Geral do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (NUADE/UNIFESSPA). Na noite do domingo, 10 de novembro de 2018, foi a vez das programações culturais que se inscreveram para participar do projeto MUCANPA, conforme regulamento publicado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, através da Diretoria de Ação Intercultural – DAI/PROEX/UNIFESSPA.

IMG 5189

IMG 5182

IMG 5189

A Mostra Universitária da Canção Paraense - MUCANPA é uma ação cultural de natureza extensionista, composta por oficinas, exposições e shows musicais. De caráter multicampi, realizada nos municípios em que a Unifesspa tem campus instalados, evidencia as produções de músicos e artistas locais e regionais e contribui para fortalecimento da cultura regional e consolidação da música como estratégia pedagógica de ensino-aprendizagem e integração cultural nos mais variados espaços.

Foram cinco artistas locais inscritos - João Pedro Ferreira do Nascimento; Manoel Roberto Gonçalves Freitas; Elveciane Lima; Ezequias Garcia; Aylla Reis e Dan Nascimento; além das participações especiais das cantoras Ana Gabriela, Samara e Hadassa Emanuele Freitas, que representaram a riqueza cultural de Santana do Araguaia/PA, com belíssimas apresentações de poesia e musicais, como também de dança, estas representadas por grupos infantis coordenados pela professora Arleth Batista. Houve uma exposição de fotografias intitulada “Múltiplos olhares do Sul e Sudeste do Pará”, bem como a grande atração da noite, a apresentação do artista convidado de Marabá/PA, o cantor Jorginho Ropha.

REALIZAÇÃO

• Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA);
  • Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da Prefeitura de Santana do Araguaia;
  • Departamento de Cultura.

COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL

Adriano Barroso Araújo – discente

Arleth Batista dos Santos – professora do município

Cecilia Orellana Castro – professora da Unifesspa

Emisvaldo Pereira da Silva – servidor da Unifesspa

Ezequias Silva Garcia - professor

Luis Ismael Asmat Lopez – professor da Unifesspa

Luzivalda Araujo de Sousa - discente

Manoella Gonçalves Bazzo – servidora da Unifesspa

Manolo Rodriguez Heredia - professor

Marciane da Silva Nunes - discente

Maria Elizabete Rambo Kochhann – diretora do IEA

Raniere de Aguiar Gonçalves – servidor da Unifesspa

Rivânia da Paixão de Jesus Carvalho – servidora da Unifesspa

Sandra Sueli Sepêda Gonçalves – servidora da Unifesspa

Sandrinho de Sousa Brito – chefe do Departamento de Cultura

Victória Caroline do Nascimento Luz - discente

• Paróquia Sagrado Coração de Jesus;
  • Secretaria de Assistência Social, representada pela Primeira Dama, Sr. Maria Francisca Costa Miranda;

APOIO

• Discentes do curso de Engenharia Civil, Max Vinicius Esteves Torres, João Victor Paiva da Silva e Willian dos Santos Ferreira;
  • Discentes do curso de Matemática Gabriel Ribeiro e Ruan Lion Costa;
  • Os Professores da UNIFESSPA: Cláudia Queiroz de Vasconcelos e Helves Belmiro da Silveira;
  • Bibliotecária da UNIFESSPA, Sandra Sueli Sepêda Gonçalves;
  • Os Vigilantes da UNIFESSPA, Antonio Neto dos Anjos Luz e Leonardo Pereira;