Seminário "Discussões sobre a carreira e a formação docente" acontece em Santana do Araguaia

O Seminário "Discussões sobre a Carreira e a Formação Docente" aconteceu nos dias 13 e 14 de abril de 2018, organizado pelo Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) do Campus de Santana do Araguaia. O evento está inserido na política do Comitê Institucional de Formação de Professores da Educação Básica (COMFOR) da UNIFESSPA. A proposta do Seminário foi integrar a ação universitária e a realidade social, numa perspectiva de troca de saberes, vivências e experiências, com a finalidade principal de discutir e debater sobre a carreira e a formação docente no município de Santana do Araguaia.

No primeiro dia de evento, aconteceram apresentações culturais organizadas pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Araguaia, tendo à frente a professora Arlete com um grupo de crianças e adolescentes.

O palestrante Zeno Kochhann animou os presentes com uma palestra motivacional e em seguida, a profª. Drª Ana Cledina Rodrigues Gomes, Coordenadora do PARFOR/Unifesspa, apresentou sua palestra "A formação docente e seus desafios no estado do Pará".

No último dia, as atividades iniciaram-se com a palestra do Excelentíssimo Juiz Carlos Eduardo Morais Silva (Vila Rica/MT), onde tratou sobre O plano de cargos, carreiras e salários dos professores do município de Santana do Araguaia. A mesa-redonda "A formação docente e os desafios na/da região Araguaia" com a presença dos professores Me. José Rodrigues de Carvalho, doutorando pela UFG (Redenção/PA) e Márcia Barbosa Nogueira Serafim, mestranda pela UFT (Redenção/PA), mediado pela profª. Drª. Maria Elizabete Rambo.

Conforme a diretora do IEA, profª. Drª. Maria Elizabete Rambo, esse foi um momento muito importante para que os professores e futuros professores pudessem parar e refletir as dinâmicas políticas voltadas para a profissão. "O evento surge como uma resposta à demanda que a Universidade sentiu a partir do contato com os docentes da rede pública. Entendendo que é compromisso da universidade sensibilizar-se com a realidade local e regional, esse seminário veio como forma de estimular o diálogo, a reflexão e a parceria entorno da carreira e da formação docente no interior do Pará. Sabemos que os desafios são grandes, mas um primeiro passo precisa ser dado. E, enquanto universidade, acreditamos que estamos cumprindo nosso papel".